Claudia Ceccon et al

 Claudia Ceccon et al

Claudia Ceccon – É mestre em Educação pela University of North Carolina (EUA), e possui doutorado em Liderança Educacional e Análise Organizacional pela Universidade de Western Michiganatua. Atua no CECIP desde 1989

 

Madza Ednir - Pedagoga pela Universidade de São Paulo e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou como professora alfabetizadora, coordenadora pedagógica e diretora de escola, sempre na rede pública. Desde 1992, pertence às equipes de edição, coordenação pedagógica e facilitação de mudanças educacionais do CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular).

 

Claudius Ceccon - Claudius e um grupo de amigos que se destacam em diversas áreas de conhecimento criaram o CECIP para ser um instrumento no resgate e na conquista da cidadania em nosso país. Como diretor do CECIP, Claudius investiu sua experiência como artista gráfico, comunicador visual e chargista político e sua formação como designer e arquiteto, com estudos de pós-graduação em planejamento urbano.

 

Boudewijn van Velzen - Estudou nas Universidades de Utrecht e Leiden e graduou-se em Sociologia da Educação. Começou a trabalhar em projetos de reforma educacional em larga escala nas cidades de Roterdã e Amsterdã e continuou mais tarde esse trabalho em nível nacional. Publicou livros e artigos sobre mudança educacional e é membro de várias associações profissionais. Atualmente, é diretor do APS International.

 

Dolf Hautvast - É formado em Pedagogia, Estudos Sociais e Mediação de Conflitos. Membro do APS Internacional desde 1992, atua como consultor sênior em Educação junto a governos locais na Holanda e em outros países da Europa, escolas e instituições de reabilitação de jovens.

 

Frank van Hout - Começou como professor. Foi diretor de uma escola de Ensino Médio antes de começar a atuar como consultor na área da Educação. Atua na Holanda e no exterior e é membro do Conselho Executivo de uma das Faculdades Comunitárias da Holanda.

 

Monica Maria Ribeiro Mumme - Psicóloga e Educadora. Professora, com vinte anos de experiência em coordenação de instituições de Educação infantil, em formação de jovens e adultos, com especial enfoque na metodologia de Facilitação de Mudanças Educacionais. Facilitadora formada no Curso CECIP – APS de Formação de Facilitadores de Mudanças Educacionais, atua em diversos processos de capacitação de profissionais, auxiliando-os nas mudanças de comportamento e paradigmas e na implementação de novas práticas. Consultora de Justiça Restaurativa na área de Educação. Participou da implementação do Projeto Piloto Justiça e Educação – uma parceria para a cidadania em São Caetano do Sul, Heliópolis e Guarulhos, São Paulo, entre 2006 e 2009.

 

Livro – Conflitos na Escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como

 

Os conflitos estão presentes em toda parte da nossa sociedade e, portanto, é importante o modo como lidamos com eles. Com relação aos conflitos que acontecem na escola, deve-se levar em conta as causas externas (socioeconômicas) e internas (fatores pedagógicos e administrativos). É necessário que haja uma boa interação entre escola e comunidade e é preciso fomentar uma cultura do diálogo pois dialogar é transformar conflitos em aprendizagem e mudança.