Colares (Org) et al

 Colares, M. L. I. S. (Org.) et al

Maria Lilia Colares é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Pós-Doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós Doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba. É professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Também é coordenadora institucional do Programa Escola de Gestores/UFOPA-MEC e coordenadora adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil: HISTEDBR/UFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e formação de professores.

 

Juraci Machado Pacífico (org.)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/1996). Atualmente é Professora Adjunta II da Fundação Universidade Federal de Rondônia, atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Mestrado Acadêmico (MAPSI) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (MEPE), do qual é também coordenador-adjunta. Além destes programas, coordena o Curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Docência na Educação Infantil (UNIR/UNDIME/MEC) e é Coordenadora Geral do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil, alfabetização e formação de docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil; políticas públicas; formação docente; alfabetização; gênero e educação. Atualmente é membro associada da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

 

George Queiroga Estrela (org.)

É Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Tecnologia Química pela UFPB. Atualmente é professor do quadro permanente da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

 

 Livro – Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas

 

Em todos os artigos do livro, o diferencial encontra-se na abordagem que procura articular as reflexões teóricas com as situações concretas, tendo em vista enfrentar os problemas com os quais se deparam os gestores escolares.

Os capítulos resultam de relatos dos projetos de intervenção desenvolvidos e reflexões escritas por docentes e especialistas em gestão escolar que atuam como profissionais da educação no estado de Rondônia. Um dos princípios básicos defendidos é o de que a gestão escolar traga consigo o aspecto pedagógico e, sendo assim, o gestor/gestora ou diretor/diretora é antes de tudo um/uma educador/a e a gestão pedagógica um espaço legítimo de aprendizagem democrática.