Libâneo

José Carlos Libâneo

O autor é doutor em Filosofia e História da Educação. Em São Paulo, foi diretor de escola pública, ocupou cargos de assessoramento na Secretaria Estadual da Educação e ensinou em várias instituições de ensino superior. Assumiu diversas atividades de consultoria e assessoramento em órgãos públicos, especialmente no MEC e em associações científicas. Atualmente é professor da Universidade Católica de Goiás e vice-coordenador do mestrado em Educação.

Livro – Organização e Gestão da Escola: teoria e prática

Os estudos atuais sobre o sistema escolar e as políticas educacionais têm colocado a escola, enquanto organização, como referência para a realização dos objetivos e metas do sistema educativo. Nesse sentido, ela é vista como um ambiente educativo e um espaço de formação no qual os profissionais podem decidir sobre seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão. Essa forma de ver a dinâmica da vida na escola a considera como um organismo aberto, no qual a estrutura e o processo de organização e gestão são constantemente construídos pelos que nela trabalham e pelos alunos, pais e comunidade.

O livro oferece uma contribuição para o exercício de competências profissionais básicas dos educadores: participar na gestão e organização da escola, cooperar com os outros profissionais em projetos comuns, saber tomar decisões pedagógico-didáticas, organizacionais, administrativas. Para o autor, uma qualificação teórica e prática possibilitará não apenas o exercício da participação mas, também, a análise da prática que levará a aprender ideias, saberes, experiências na própria situação de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal.