Paulo Freire


 FREIRE, Paulo – Educador brasileiro, destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado “pedagogia crítica”..

Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, contribuindo para a alfabetização e conscientização política de jovens e adultos operários. Mas sua obra ultrapassa esse espaço e atinge toda a educação, sempre com o conceito básico de que não existe uma educação neutra: segundo sua visão toda educação é, em si, política.
Nos últimos concursos dentre suas inúmeras obras, a mais solicitada tem sido “Pedagogia da Autonomia”.
Nesta obra o autor propõe uma pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando.
Num momento em que o trabalho do professor tem sido tão desvalorizado em todos os níveis, a pedagogia da autonomia nos faz compreender a prática docente enquanto dimensão social da formação humana.. O cotidiano do professor na sala de aula e fora dela é explorado como espaço de reafirmação, negação, criação, resolução de saberes que extrapolam aqueles já cristalizados pela prática escolar.
O autor condena a ideologia fatalista, imobilizante que anima o discurso neo-liberal em que a prática educativa consiste em adaptar o educando a uma realidade social que não pode ser mudada. O livro é um decisivo NÃO a essa ideologia e anima os educadores para uma prática educativa transformadora.