Veiga

 Ilma Passos Veiga (org.)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado e pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. É professora Titular Emérita e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília. É professora do Centro Universitário de Brasília onde coordena a Assessoria Pedagógica da Diretoria Acadêmica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professor, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico. Orienta dissertações, teses e supervisiona atividades de pós-doutoramento. Atualmente é membro da Comissão de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de Pedagogia da Secretaria de Educação Superior, do Ministério de Educação.

Livro – Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível

A concepção que fundamenta esta coletânea de autores e norteia a organização dos textos considera que o projeto político-pedagógico é a essência do trabalho desenvolvido na escola e, portanto, é singular em cada espaço. Através de um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, procuram-se alternativas viáveis à efetivação de seu objetivo: a construção de um processo democrático de decisões que visa eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina burocrática no interior da escola. Os textos estão organizados pelos seguintes eixos temáticos: construção coletiva, gestão da escola, relações de poder, autonomia, princípios básicos do planejamento participativo, relações ensino-aprendizagem e organização dos educadores.